quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dos livros que eu amo.



"O Cristianismo pregava amor pela humanidade e queimou, matou e mutilou centenas de milhares de pessoas. A Revolução Francesa pregava a Razão e a Virtude e acabou em um oceano de sangue. Os Estados Unidos foram construídos sobre o direito à liberdade e a busca da felicidade para todos -e, no entanto, houve escravidão, repressão, intimidação," [E eugenia, na Suprema Corte, livro DNA, Watson]
A ciência em uma sociedade livre, Paul Feyerabend.

O Gene da inteligência situa-se no cromossoma x. Daí, as mulheres têm sua inteligência ligada à inteligência dos pais, enquanto que os homens têm sua inteligência ligada à inteligência só da mãe. Legal né?
Princípios de neurociência, Jorge Martins de Oliveira e Júlio Rocha do Amaral, p. 217. 

 “A mulher não se dá conta do que deseja: é profundamente sensível ao desejo que inspira, mas o desejo nu e cru a humilharia e lhe causaria horror. Contudo, não haveria encanto algum em um respeito que fosse apenas respeito. Para satisfazê-la, é necessário um sentimento que se dirija por inteiro à sua pessoa ... dirija-se a seu corpo como objeto.” O respeito bobo não interessa, só um invasivo e dirigido ao corpo da mulher.
O ser o e nada, Jean-Paul Sartre, filósofo, no capítulo intitulado As condutas da má-fé.

 Por que as pessoa fazem sexo? Pesquisa dos psicólogos americanos Cindy Meston e David Buss, algumas respostas: “a) Eu queria agradar meu namorado; b) Eu estava precisando de um aumento; c) Não tínhamos nada para fazer e d) Eu estava curioso para saber como ela seria na cama.”
A era da empatia, Frans de Wall, biólogo.

 Os animais desconhecem a ligação entre o sexo e a reprodução. Os animais fazem sexo porque sentem atração um pelo outro, ou porque aprenderam que o sexo tem efeitos prazerosos, mas não porque queiram se reproduzir.
A era da empatia, Frans de Wall, biólogo.

 Quem teorizou o que no Brasil. Darcy Ribeiro - povo, Florestan Fernandes - cultura, Celso Furtado - economia e Milton Santos - território.
O Brasil, Milton Santos e María Laura Silveira, geógrafos.

 Algo pode provir do nada/ A indução científica não existe / Há indeterminação na física / Há indeterminação na história.
A teoria dos quanta e o cisma na física, Karl Popper, filósofo.

 Todo resumo é um ato de barbárie.
A ideia de justiça, Amatya Sen, economista.

 Os filósofos, que se dão ares de superior sabedoria e suficiência, deparam com uma tarefa difícil quando encontram pessoas de temperamento questionador, que os retiram dos abrigos em que se recolhem, com a certeza de que por fim os levarão a algum dilema perigoso.
Investigação sobre o entendimento humano, Hume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário