Todo olhar de encanto é um olhar gentil
Gentileza é um típico padrão de inteligência*, havendo
a gentileza oriunda da humildade e outra oriunda da inteligência
pura e construída – ambas são totalmente válidas.
Haverá a gentileza oriunda da humildade nos
comportamentos em que a pessoa simples, pode-se imaginar até o capiau, por
exemplo, por se sentir honrado em receber alguém para ele “importante” em sua
casa se desdobre em atitudes positivas de educação. Assim, por exemplo, cede o
melhor lugar da casa para o convidado se sentar e demonstra na efusividade do
olhar de felicidade a alegria e honra de ter aquela pessoa ali. Percebe-se que
todos os atos gentis oriundos da humildade poderiam ser considerados “simplórios”
para um analista acostumado a relações urbanas complexas, mas representam uma
essência verdadeira do bem querer daquele anfitrião. A esse bem querer pode-se
dar o nome de “aderência”. Todo ser aderido ao outro estará sendo,
naturalmente, gentil.
Haverá a gentileza oriunda da inteligência quando o
agente conhecer ou for capaz de identificar a variedade de atos de uma
determinada cultura, uma visão essencialmente bem informada e complexa, tendo,
daí, à sua disposição um menu de comportamentos que varie entre o totalmente
gentil e o totalmente rude e opte, conscientemente, por atos gentis. A
gentileza oriunda da inteligência não terá nada de falso ou de menos “pura” se
comparada à gentileza oriunda da humildade. O próprio conceito de gentileza já
envolve uma humildade perante o outro no sentido de que o agente queira “dar”
coisas boas suas – comportamentos e atenções aderidas – a alguém que ele
entenda merecedor. O simples ato de querer agradar é um dos mais fortes padrões
de gentileza.
A gentileza é uma sinergia nas relações que só gera
coisas boas, produz efeitos sempre positivos e o seu uso será em todos os casos
bem-vindo. Perceber esse padrão consequencial é uma análise própria das pessoas
inteligentes que, cada vez mais lançarão mão da gentileza a seu prol, visando a
obter resultados favoráveis. Esse uso da gentileza inteligente tanto melhorará
o mundo, nas relações comuns e corriqueiras, quanto trará benefícios diretos e
imediatos para o próprio agente.
Mas
se gentileza é algo estudável e aprendível em livros de relações, com padrões e
classificações; e se também obedece a modelos de personalidade em que a inteligência
esteja presente, é certo que em pessoas com baixo padrão de percepção; ausência
de sintonia fina nas coisas e manejos que faz; pouco conhecimento de relações e
hábitos culturais complexos, a gentileza seja coisa rara, ou até inexistente.
Aqui haverá a ausência da gentileza pela falta do conhecimento. Há uma outra
ausência da gentileza: a oriunda da mediocridade, que não é necessariamente
ausência de conhecimento, mas a presença de um querer negativo ao outro; a
constante disputa mental comparativa de que o outro poderá estar levando mais
vantagem e outras ideias semelhantes. Será a frase – não sou gentil e não vou
ser. Mas essa escolha do homem intelectualmente rude e de baixo padrão cultural
não lhe será impune. A vida ser-lhe-á efetivamente muito mais pesada e com
contornos desagradáveis.
No
primeiro caso - baixo padrão de percepção/ falta de conhecimento-, poderá haver
gentileza por exceção, onde possa o comportamento manifestar, ao seu modo,
algum comportamento gentil. Já no segundo, com a mediocridade, a gentileza se
houver será invariavlmente falsa, visando a uma obtenibilidade barata,
interesseira exclusivamente. Há aqui um crédulo na ociosidade da gentileza
É
interessante observar as pessoas refratárias à gentileza. Com o passar do tempo
vê-se uma “opção” nelas por uma vida piorada, com resultados menos vantajosos e
felizes. Não há como negar que esse modelo de vida é desastroso para o próprio
agente, mas sua falta de inteligência não reage. O não usurário da gentileza
não pode, jamais, aí, ser considerado um ser inteligente. Ao mesmo
passo que essa pessoa não concebe ser aderida a alguém, no sentido de dar
coisas boas ao outro.
O
não gentil vive um eterno incômodo com sua própria falta de carinho ao outro,
sabendo-se que o preço pessoal que se paga pela falta de carinho para com o
outro é efetivamente muito maior para si mesmo. O carinho – uma forma de
gentileza – faz circular sensações poderosamente positivas que beneficiam o
próprio agente, seja com retornos inesperados, todos positivos, seja com pequenas
ou grandes manifestações vindas na direção do próprio agente que cataliza
coisas boas.
A
gentileza é um misto de atividade cultural com uma situação inata do agente. Há
quem aprenda a ser gentil e goste; busque aprender novas e criativas formas de
gentileza, já que o retorno é sempre dos melhores. Há também quem nasce gentil
e nem perceba.
Por
fim, do mesmo modo que a gentileza se liga à inteligência, ela também se liga
muito nitidamente à boa-fé. Pessoas gentis manejam um tipo de boa-fé, quando
querem bem ao outro, quando praticam aderência. Não há como se ligar a
gentileza à má-fé ou a suspeita de qualquer porção negativa de comportamento.
Deixam-se de fora da análise aquelas pessoas que não merecem ser analisadas que
vivem jurando “odiar falsidade” e distilam um olhar medíocre e invejoso,
perceptível a qualquer observador atento.
16 passagens tiradas da obra O Poder da Gentileza :
1. Agir corretamente
faz com que a pessoa se sinta melhor.
2. Mesmo que você se
envolva num acidente de carro, as companhias de seguro poderão lhe recomendar
que não se desculpe. O conselho é que se você se desculpar, 9 entre 10 pessoas
ficarão gratas e, provavelmente, serão mais generosas com relação a um
compensação pelo prejuízo.
3. Pesquisas
mostram:
Pessoas gentis têm
mais sorte no amor (Universidade de Toronto)Pessoas gentis são mais saudáveis (Universidade de Michigan)
Pessoas gentis perdem menos tempo nos tribunais (Malcolm Gladwell, Blink – a decisão num
piscar de olhos)
4. Pessoas gentis ganham mais dinheiro.
5. Impressões
positivas são como sementes; você as planta e esquece delas, mas elas crescem
de maneira notável.
6. Impressões
negativas são como germes
7. A vida não é um
jogo em que, se a outra pessoa ganha, eu perco, ou vice-versa. Não há
necessidade de discutir quem fica com o pedaço maior do bolo, só precisamos
fazer um bolo maior.
8. Quando a pessoa
aprende a se libertar da mentalidade do “ou eu ou você”, cria oportunidades
para todos.
9. Tendemos a pensar
que o mundo natural é duro, cruel e implacável. O comportamento no mundo dos
negócio é, muitas vezes, regido pela “lei da selva”. Mas a cooperação é uma
estratégia tão bem-sucedida para a sala da diretoria quanto para compartilhar
uma presa.
10. Quando você cria
uma empresa pretende que os créditos de suas coisas sejam dados a ela. Tente relaxar
e não se preocupar com quem recebe o crédito – queira continuar construindo o
seu negócio, fazendo o bolo crescer. Como disse Harry Truman, “é surpreendente
o que você consegue quando não se importa com quem leva o crédito”.
11. Pare de contar
vantagens. Minha irmã ganhou um novo bebê, mas eu tenho uma vida social mais
ativa. Minha melhor amiga ganha mais dinheiro, mas eu tenho um trabalho mais
interessante. Se estiver ardendo de inveja por causa da promoção de alguém,
mande-lhe flores. Quando você começa a agir como se vivesse na abundância,
começa a ter a sensação de fartura. Quando começa a experimentar essa fartura,
você não se preocupa tanto com o que os vizinhos têm.
12. Elevar o moral
das pessoas pode resultar em inesperadas recompensas. Adoce a negociação.
13. Da próxima vez
que alguém próximo a você estiver mal-humorado ou irritadiço, tente dar-lhe uns
chocolates ou uns bombons.
14. Quando sorri
para outras pessoas, você as “contamina”, literalmente, com felicidade.
15. Sorria - estudos
mostram que o simples ato de sorrir fará com que você se sinta realmente mais
feliz, o que acontecerá também com as pessoas à sua volta. Então tente adquirir
o hábito de sorrir mais. Sorria para estranhos. Se você mora em uma cidade
muito populosa, onde há constantemente gente passando, escolha uma pessoa em
cada quarteirão. Comece com crianças. Depois, sorria para adultos que parecerem
amistosos e receptivos. Após algum tempo você estará preparado para sorrir até
para as pessoas com um ar antipático. Ele ou ela podem ou não retribuir o
sorriso, mas a questão não é essa. Você quer chegar ao ponto em que, para você,
sorrir seja tão natural quanto respirar.
16. O inimigo -
Mate-o com a gentileza.
A
gentileza no caso dos humanos não é uma dávida ou traço biológico. Tem
que ver com o conceito de empatia, conforme pesquisado nos primatas, por Frans
de Waal na obra de biologia A era da empatia. Gentileza é algo que se
pode passar a ter, passar a querer ser e passar a receber os benefícios dela.
Por isso é tão intimamente ligada a pessoas com melhor padrão de inteligência.
Já o resto, é como diz Nietzsche no prefácio à obra O Anticristo – maldição do
cristianismo: “O resto é simplesmente a humanidade”. Jean Menezes de Aguiar.
* Nenhuma definição da
inteligência é satisfatória (e jamais será), porque o termo cobre um conjunto de faculdades
interdependentes, ainda difíceis de serem percebidas no plano experimental. Sua aparição no adulto resulta de um
desenvolvimento lento e progressivo, em constante interação com o mundo
exterior (Jean Pierre Changeux, diretor da unidade de neurobiologia molecular
no Instituto Pasteur). / Já Albert Jacquard, geneticista, professor na
Universidade de Paris-VI, ensina que a inteligência é uma qualidade
polivalente: ela diz respeito à imaginação, à capacidade de responder depressa, de inventar novas perguntas,
criar raciocínios lógicos. Os testes de
QI refletem a capacidade de responder “sim”, enquanto a inteligência é a
capacidade de dizer “não”.
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